ubcfumetti.com
Indice del SitoNovità !Cerca nel SitoScrivi a uBC
DatabaseStoria del WestDescrizione





INTERNATIONAL
Welcome Page

História do Oeste
por Vincenzo Oliva
traduzido por Julio Schneider

Descrição da série. A História do Oeste (Storia del West) é a obra que consagra Gino D'Antonio como um dos maiores mestres dos quadrinhos italianos e que insere seu nome na história das HQ. A série foi criada em junho de 1967 como a mola mestra da Collana Rodeo (para os dados históricos da série, ver o artigo Tutto di carta - em italiano). D'Antonio escreveu os textos de todos os 73 episódios originais (mais tarde, os três primeiros foram ampliados para cinco, e hoje a série conta 75 episódios), enquanto que na parte gráfica foi coadjuvado por outros desenhistas de valor. Divisor de águas entre o west clássico de Tex e as visões profundamente inovadoras que seriam fornecidas por I Protagonisti de Rino Albertarelli e por Ken Parker, é uma celebração crítica, mas sempre profundamente partícipe, do mito do oeste americano.

Quem são os protagonistas? A série é caracterizada por uma pluralidade de personagens que de tanto em tanto - e de forma recorrente - se alternam e se cruzam como protagonistas. Permanecem como personagens centrais da trama o grupo dos MacDonald/Adams, cuja história familiar se desenvolve em paralelo com aquela da epopéia western, de 1804, quando parte a expedição explorativa de Lewis e Clark, até 1890, o ano de Wounded Knee e da grande corrida da terra em Oklahoma, no qual se encerra tradicionalmente a era do West. Eis os membros desta família tão especial: Brett MacDonald, o primeiro, emigrado da Europa em 1804; Pat MacDonald, seu filho e verdadeiro patriarca do clã, presente por todo o arco da saga; os filhos de Pat: Ben e Brett; Bill Adams, filho do primeiro casamento da mulher de Pat e mais que um filho para este último. Junto a eles as mulheres da família: Sicaweja, a esposa shoshone de Brett sênior, cujo personagem é livremente inspirado no personagem histórico de Sacagawea; Brenda Adams, mãe de Bill e esposa de Pat; Belinda Hall, primeiro adversária, depois amiga e finalmente companheira de Bill; Lily, o primeiro - trágico - amor de Ben; Ursula, que, surgindo nos episódios finais, será a companheira de Ben. Dos numerosíssimos personagens históricos que povoam as páginas da série, ao menos um se eleva ao papel de protagonista principal no mesmo nível dos MacDonald/Adams: Wild Bill Hickock.

Quem são os amigos? Inúmeros. Dos muitos personagens históricos é oportuno citar - entre tantos - Manuel Lisa, Jim Bridger, Kit Carson, Buffalo Bill, Calamity Jane, Wes Hardin, Billy the Kid, Wyatt Earp e companhia, Pinkerton. Um discurso a parte merecem as grandes figuras históricas do povo indígena, freqüentemente protagonistas de tocantes episódios: Tecumseh, Touro Sentado, Capitão Jack, Cochise, Cavalo Louco, Gerônimo, Woquini (Nariz Romano), Satanta, Victorio, Quanah Parker, Chefe José. Suas histórias se misturam àquelas dos personagens inventados pelo autor, mas que contribuíram para o particular sabor da série: Abel, o ex-escravo; Mac, o birrento escocês. E ainda toda uma rica galeria de personagens que deixaram marcas significativas, às vezes aparecendo somente num episódio: Mulligan o marinheiro, Caballero, Flor de Urtiga, Jud... e com eles todos os outros, que são muitos. Mais problemático classificar como amigos personagens como Custer ou Tom Horn.

Quem são os inimigos? Assim como os amigos, seu número é alto e são aqueles que se espera ver numa saga western: dos piratas do rio aos comancheros; dos terroristas de guerra como Quantrill aos bandidos como Jesse James; das tribos hostis (como no caso dos Nootka) aos comerciantes sem escrúpulos...

Para informações mais aprofundadas, clique aqui (artigo em italiano)

No Brasil, os 73 volumes da primeira série foram publicados nos anos 70 com o título "Epopéia TRI", e a partir de 1991, com o título original, foram publicados 46 volumes da série revista (vejam o artigo anexado).
A série I Protagonisti teve 5 volumes publicados no Brasil, nos anos 70, com o título "Personagens do Oeste" (vejam o artigo anexado).

 

  
CRIADORES
Gino D'Antonio e Renzo Calegari
em 1967

IDEALIZADORES GRAFICOS
Gino D'Antonio e Renzo Calegari

EDITOR DA SÉRIE
Gino D'Antonio

CAPAS
Gino D'Antonio
do n.1

COPYRIGHT
Sergio Bonelli Editore
Copyright (c) 1967-80
all right reserved worldwide

 


 
(c) 1996 uBC all right reserved worldwide
Top
http://www.ubcfumetti.com §